Free Step
Free Step (tranduzindo do inglês: “Passos Livres”) é uma dança que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e geralmente com as mãos sob as batidas da música eletrônica. A dança baseia-se em movimentos elaborados, e até inclusão de outros passos de danças dentro dele, como por exemplo, Melbourne Shuffle, Jumpstyle e C-Walk. A dança foi aderida por muitos jovens no Brasil inteiro.
História
O Free Step é a evolução do antigo Rebolation, que é a evolução de uma outra dança estrangeira, chamada Charleston Dance (dança em que se movimentam as pernas, ouvindo uma espécie de blues como musica), que o brasileiro viu, gostou, e adaptou à musica eletrônica criando o rebolation. A dança virou diversão entre jovens e fez muito sucesso em festas Rave no Brasil por volta de 2008 e 2009, seguindo o gênero Dance baseava-se nos ritmos Psy e Trance. No fim de 2009, viu-se na necessidade de criar novos passos para a dança, pois o Rebolation estava muito limitado a passos pra frente e pra trás, não havia muita variação. O Rebolation então passou por uma reformulação, tornando os passos mais elaborados principalmente pela utilização de saltos na sua própria base. Ainda no final de 2009, a banda de Axé Music chamada Parangolé criou uma música chamada Rebolation, inspirada na dança, mas insinuando que ela se baseava em rebolados de axé e não no movimento das pernas. A música fez muito sucesso no Brasil e com isso foi feita a associação geral da população entre o Parangolé e o Rebolation, constrangendo quem dizia que dançava Rebolation. O nome "Free Step" foi dado por "dancers" dessa modalidade, e fez muito sucesso, principalmente pela internet. Hoje há competições chamadas "Meet Up" em que os dançarinos competem entre si, sendo julgados pela inovação, sincronismo, perfeição, e criatividade nas sequências.
Principais Movimentos
BASE: A base é o principal movimento do Free Step. Nele cruza-se as pernas para frente, para trás ou para os lados como você pode ver ai em cima na demostração dos bonecos. Normalmente quando utiliza a Base, o dancer tende a movimentar-se na direção para a qual é executada o passo. Com treino desenvolve-se a habilidade de fazer uma Base sem sair do lugar onde está. Com mais treino ainda consegue-se fazer uma Base em qualquer direção que se deseja, mas poucos conseguem esta façanha.
HAND MOVES: Os movimentos de mãos complementam os passos com as pernas, geralmente são inspirados no estilo Tecktonik. Utilizam-se estes movimentos especialmente nos estilos Joker e Dirty do Free Step (leia adiante).
KICKS: Os chutes são usados com muita frequência para incrementar a Base.
SPINS:Os spins (giros) também são muito usados e de diferentes formas, tendem a ter um efeito visual mais atraente mas requer mais experiência do dancer para utilizá-los.
COMBOS: Sequência de movimentos livres predefinidos, como hand moves, kicks, e spins, podendo até entrar passos de outras danças
JOKER: Movimentos de intenção humorística, com interpretação e musicalidade. Utilizado para fazer o público rir em competições, ridicularizarando seu oponente. Tudo levando-se em conta
AGRESSIVE: Também conhecido como Agressive Mode é o mais elaborado das vertentes do Free Step, utiliza movimentos extremamente fortes e de impacto. Devido a necessidade de mais velocidade e perfeição nos movimentos é o mais complicado de se dançar. Normalmente apenas dancers medianos e experiêntes conseguem utilizado pois, além da concentração, exige que o dancer esteja muito auto-confiante. Seu visual é impressionante mas os erros também serão muito visíveis caso aconteçam.
Dicas de Campeonato de "Free Step"
Bem não existe algo exato para uma avaliação, cada jurado tem um ponto de vista
a favor e um critico. Tem jurados que gostam de vibe outros de um agressive e por ai vai..
mas sem muitas expressões de opiniões vamos ao que realmente importa, cabe a você organizador
querer ouvir ou não, só estou passando uma base de como é organizado um CAMPEONATO.
- CAMPEONATO SOLO -
O campeonato de solo não tem muito segredo, afinal nenhum campeonato comporta dificuldades
A uma lista de inscritos que caso for impar ou fora dos numeros 4, 8, 16, 32, 64 ...
é necessário uma pré-seletiva. O QUE É UMA PRÉ-SELETIVA?
Bem a pré-seletiva nada mais é que uma avaliação de cada dancer inscrito para uma seleção dos
16 melhores colocados, como é feita? Cada dancer tem exatamente 40 segundos para mostrar que esta
preparado para a chave de confrontos (x1) ..
após todos se apresentarem diante o jurados, e avaliados é feita a seleção dos 16 ou apenas 8, conforme for o numero de inscritos ou a pressa para o encerramento do evento.
Cada racha é composto de 4 entradas, duas para cada dancer!
nao é permitido: gestos obscenos, tacar objetos ou ate mesmo encostar no oponente, ficar de costas para o adversario ..
apartir dai começa a chave de confrontos ate ter então o campeão
16 >8 > 4> 2> 1
nao é permitido: gestos obscenos, tacar objetos ou ate mesmo encostar no oponente, ficar de costas para o adversario ..
EX: Fulano e Ciclano vs Fulano2 e Ciclano2
É obrigatório os dois componentes de cada dupla se apresentar, seja solo ou em dual ..
é uma entrada para cada dancer, sendo assim o dancer que puxa o dual é o dancer que termina a entrada
40 segundos para cada entrada, independente de dual ou solo .